quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Ano novo, creche nova!

O mês de Setembro traz as mesmas sensações que o de Janeiro: um porque é o virar do ano civil, outro porque é o virar do ano lectivo.
Até se ser pai/mãe e estarmos nesta situação não se percebe o quão importante e difícil pode ser este mês (já agora um beijinho enorme para o nosso Kiko e para os papás). O nosso estágio foi o passado mês de Abril, quando a Carolina foi para o berçário. Ainda assim, este mês estamos a experimentar aquilo que todos os papás vivem: o recomeçar do ano lectivo, adaptar todas as rotinas e mudanças às novas regras, aos objectivos, ao que se prevê para os próximos 9 meses…
Não sabemos o que será o futuro, mas ficamos com a ideia de quanto mais cedo se começa, menos difícil se tornam estas mudanças.
A Carolina mudou de creche e integrou uma nova escolinha, que fica perto da nossa casa. Tivemos a sorte de ter vaga para ela e não hesitámos…  para quem sabe, perto é uma força de expressão, porque a creche é tão perto que há muitas manhãs em que os pais ainda não vão muito acordados e a birra de ‘não quero ir’ começa no elevador…
Tivemos também a sorte de encontrar uma pessoa para nos ajudar cá em casa e tomar conta da Carolina quando sai da creche, por volta das 16h30/17h00. A Carolina A-D-O-R-A a sua companheira e amiga Lili, que já conhecia da outra creche e com quem partilha muitas risadas e brincadeiras. Ela está feliz e nós estamos muito contentes, porque podemos contar com uma pessoa que nos orienta a casa e toma tão bem conta da nossa pequena.
Felizmente, fomos abençoados e conseguimos gerir tempo e recursos para fazer a transição da Carolina de forma gradual, na primeira semana. A adaptação dela foi incrível e depressa se ambientou ao novo espaço, às pessoas de referência, às regras e rotinas.
Ainda não sabíamos para que sala ela iria, dado que ainda não está autónoma em muitas coisas (e bem, como é suposto com 12 meses). No entanto, depois de uma primeira avaliação, apesar de não andar, de não comer sozinha, acharam que deveria ingressar na sala dos 12-24 meses, sem passar por algum tempo no Berçário/Aquisição de marcha. É a benjamim da sala, a única que não anda, a única que pode ser atropelada… mas acreditamos que, nesta sala, será também mais estimulada e irá descobrir as coisas mais cedo. Nem tudo é óptimo, mas nem tudo é mau.
O único ponto em que a Carolina ainda não se adaptou muito bem foi na sesta, pois ela dorme bem e acorda bem-disposta ao fim de uma hora, mas revela-se um descanso curto para ela (ao fim-de-semana chega a fazer sestas de 3 horas). Isto implica que durma outra sesta de 2 horas antes de jantar ou então que peça para ir dormir às 19h30… Com o tempo, tudo se vai ajustar e correr pelo melhor.
Por agora, estamos a gostar do ambiente, da organização, da educadora Ana e da auxiliar Margarida. Acreditamos que vai ser um ano lectivo, cheio de descobertas, desenvolvimentos e muitas, muitas surpresas!
••••••••••
Comentar no Blog: basta escrever o comentário e na caixa “Comentar como:”
escolher “Nome/URL”, assinando o nome e deixando o campo URL em branco.

Sem comentários:

Enviar um comentário