E quase sem darmos conta, chegámos ao oitavo mês. Desde que regressei ao trabalho e tendo em conta o lufa-lufa do dia-a-dia, o tempo passa muito mais depressa. Todos os minutos que estamos com ela são insuficientes, e todos aqueles que passamos longe dela parecem infindáveis.
Este mês, o post de resumo será também mais extenso do que é costume, pois não tem sido possível actualizar as várias novidades que temos para contar.
- Actualmente pesa cerca de 8,400 Kg. Não temos actualização da altura face ao 7º mês (em que media 66 cm).
- Continua a ser uma bebé “boa”. Não está demasiado gorda, mas tem refegos e bochechas. E tem um ar muito fofo.
- Está cada vez mais sorridente e já se distingue o sorriso de simpatia, do sorriso de excitação/brincadeira. E é o melhor sorriso do mundo! Já não consigo imaginar um único dia sem ver as expressões dela, tão ingénuas, espontâneas e verdadeiras!
- Já não estranha muito as pessoas e já gosta de andar de colo em colo. Acho que já percebeu o lado bom de ser o centro das atenções.
- Bebe dois biberões por dia e trocámos de leite: passámos do Nutriben 2 para o Aptamil 2, pois o primeiro não estava a ser muito “amigo” dos intestinos dela. Actualmente bebe 220 ml.
- A Carolina adora comer! Ao almoço e jantar come sopa de legumes com carne, seguida de fruta. A variedade de tudo o que já come é fantástica, pois ela não recusa nada. Até diria que, face a alguns adultos, dá 10 a zero em relação à variedade do que come, pois não há nada que possamos dizer que ela não goste. É também engraçado apercebermo-nos dos ingredientes que ela gosta e aqueles que ela adora! Seres tão pequeninos e mas já têm critérios! A partir de agora come também sopa com peixe.
- Normalmente, tem companhia à refeição: gosta de ver vídeos de músicas infantis e episódios do Ruca. Tem sido o escape para que se consiga preparar a refeição sem choro como banda sonora e para que a refeição seja rápida e sem stress.
- Ao lanche alterna: biberão de leite ou iogurte com fruta e/ou bolacha Maria ou papa (Nutriben com glúten e vai alternando entre “8 Cereais e Mel” e “8 Cereais e 4 Frutas”).
- Quando se apercebe que a sua comida está por perto começa numa ansiedade… Só vendo! Mas ela faz qualquer coisa semelhante a “arfar”! É muito, muito cómico!
- Algumas vezes, para a vermos consolada, damos-lhe um pedaço de pão ou uma bolacha Maria e ela lá se entretém.
- Quando vê os adultos a comer, apesar de ter acabado de comer, gosta muito de “galar” a nossa comida. Chega ao ponto de seguir o movimento dos nossos talheres, sempre de boca aberta, como que ansiando que lhe calhe alguma coisa.
- Já se senta bem direita e segura. Já rebola, colocando-se de barriga para baixo, mas nem sempre faz o movimento inverso. Já apanha os brinquedos que quer, onde quer que eles estejam, mesmo que tenha que se arrastar um bocadinho. Está muito mais desenvolvida em termos motores. Tanto, que também já deu uma queda da cama dos pais, mas sem mossa a registar.
- Está muito faladora! A quem é que ela sairá? Os pais são tão calados e tímidos... Os sons que reinam cá em casa são: “ai”, “dá-dá-dá”, “nã-nã-nã” e “te-te-te”. É uma delícia! E estou desejosa que ela fale e repita tudo o que lhe ensinarmos.
- Face ao mês anterior, está menos independente nas brincadeiras. Temos sentido mais necessidade de vigiar as brincadeiras, porque já não é muito seguro deixá-la tão à vontade e porque agora já exige mais companhia e chora quando nos afastamos.
- O banho deixou de ser na casa-de-banho dos pais, na banheira apoiada no suporte, porque a nossa casa-de-banho ficava meia-piscina e nós ficávamos uns pintos! Agora toma banho na mesma banheira, mas dentro da banheira dos crescidos. Como já se senta bem, é fazível. No entanto, as costas já estão a notar esta inovação. Mas está sempre super feliz e divertida, dentro de água.
- Gosta muito de brincar ao “Não está cá. Está, está!”. E diverte-se tanto que já se esconde na fralda e faz a brincadeira connosco. É doce!
- A Carolina começou a creche no passado dia 8 de Abril. E isso fez-me olhar para ela com outros olhos. Está muito crescida!!! E porta-se lindamente com os novos amigos.
- Consequência da ida para a creche foi ficar doente. Começou por ficar bastante ranhosa, depois teve febres muito altas e arrematou-se com tosse e otite. Depois de alguns mimos de mãe, dias de repouso, antibióticos, ficou melhor e regressou à creche. Vamos ver se foi um evento isolado ou se pelo menos aguentará mais do que semana sim-semana não, na creche.
- A rotina de sono da Carolina alterou-se um pouco, pois tem que se levantar mais cedo e sair connosco de casa, pela manhã. Assim, entre as 21h-21h30 já está na sua cama para dormir. Normalmente deitamo-la e ela adormece sozinha. De manhã, temos que a acordar sempre, porque por ela ficaria sempre a dormir mais um bocado. Na creche dorme cerca de 2 a 3 horas. Antes do banho e jantar, dorme cá em casa mais 1 a 2 horas. É tão dorminhoca! Dizem que descansar faz crescer. Pode ser que, em tamanho, saia mais ao pai do que à mãe.
Parabéns Princesa Carolina!!!!!!
ResponderEliminarA nossa Princesa está linda, linda de morrer!!!
Parabéns aos papás e bjs aos três.
MMR