terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Quarto da Carolina – hoje é assim!



Há muito que estava prometido registar no nosso diário as várias imagens, dicas e dúvidas quanto à decoração do quarto da nossa princesa.
Não está pronto. Acho que a decoração do quarto da Carolina – como em todas as divisões da nossa casa – é sempre um assunto inacabado.
E será que a decoração não é mesmo assim? Eu sei que programas como o ‘Querido Mudei a Casa’ deixam as casas das pessoas impecavelmente decoradas, de cima a baixo. Mas eles ainda não passaram cá por casa e, portanto, como os comuns dos mortais vamos comprando as coisas, tentando conjugar e coleccionando aquilo que tem história, aquilo de que gostamos.
Estou certa de que hoje vamos registar estas imagens do quarto e daqui a uns tempos teremos mais coisas, coisas diferentes e seguramente muito mais desarrumação!
O quarto da Carolina começou a ser imaginado e pensado assim que soubemos que íamos ter uma menina.

A primeira fase foi tirar tudo o que lá estava. O actual espaço da Carolina era o nosso antigo espaço de desarrumação: tínhamos caixas e caixas de coisas de solteiros que nunca tínhamos arrumado ou encaminhado para o lixo, sacos vazios, malas de viagem… tudo aquilo que nunca nos apeteceu arrumar. Não nos atrevemos a registar aqui nenhuma imagem do estado de calamidade daquele quarto.

Depois da experiência de pintar o escritório, achámos que não tínhamos tempo nem paciência para nos dedicarmos a mais pinturas. Pedimos a uma pessoa para pintar o quarto. Bastou-nos dizer como queríamos, quais as cores escolhidas e o António em dois dias tratou de tudo: trouxe as tintas, materiais e ficou pronto. A marca de tintas escolhida foi CIN (segundo o António é das melhores marcas com que trabalha).
Para finalizar as paredes optámos por decorar com stickers. Procurámos bastante e não havia nada que nos inspirasse. Queríamos fugir às tradicionais princesas e bonecas, mas não sabíamos bem o que escolher.
Entretanto, quando visitámos a loja A Janelinha (ver página ou Facebook), apaixonámo-nos por um conjunto de têxteis da Cambrass para o quarto (Colecção 120 Rosa) e esse sim foi o nosso ponto de partida para escolher as cores e os stickers.

1, 2 e 3 - Colecção 120 Rosa da Cambrass


As cores das tintas foram: branco (para tecto), rosa muito claro para todo o quarto: Rosa Giz e um rosa vivo para a parede do fundo: Rosa Lollipop.
Os stickers foram feitos em pouco tempo e com um custo bastante razoável pela Miriam Gil. Convido-vos a visitar os trabalhos dela na página ou Facebook. Descobrimos a Miriam através de uma simples pesquisa na internet, mas não ficámos nada desiludidos. O trabalho dela foi personalizado, profissional e foi sempre muito atenciosa a todas as nossas expectativas. É uma empreendedora com trabalhos giros e com excelentes ideias para eventos ou para decoração.

A escolha do mobiliário não foi difícil porque sempre soubemos que queríamos em branco e optamos por apenas duas peças, muito simples, da marca Trama.
Escolhemos a cama Minimal comprada na PreNatal e a cómoda Carré adquirida na loja Pequenos Tesouros (Colinas do Cruzeiro).

4 - Gama Minimal da Trama | 5 - Gama Carré da Trama
Eu não sou fã incondicional de cortinados, por isso têm que ser simples, pouco opacos e de preferência baratos (como não gosto muito, reconheço-lhes pouco valor). A escolha foi em cheio nuns cortinados do IKEA.
Por último, imaginámos um cantinho sossegado para os momentos de amamentação ou de apenas mimos… escolhemos um sofá branco do IKEA (EKTORP JENNYLUND) e uma pequena mesa de apoio (que por acaso é um banco: INGOLF).


Foram escolhidos mais alguns detalhes… que identificamos nas fotografias, porque torna-se mais fácil.
Depois de tudo mexido, uns pozinhos de pirim-plim-plim e o resultado, hoje, é este!!
6 -As cores aplicadas na pintura | 7 - O quarto ainda vazio | 8 - Os stickers aplicados na parede

9 a 12 - Várias fotografias do quarto da Carolina

13 - Cama Trama com endredon e protectores de grades (Cambrass) e móbil | 14 - Detalhe do endredon, que inspirou os stickers

15 - Sofá e mesa de apoio do IKEA | 16 - Coelhinhos | 17 - Sofá e parede | 18 e 19 - Cortinados do IKEA e varão da Leroy Merlin

20 - "Estação de serviço": trocador, caixote para fraldas sujas, caixinha com tudo o que é necessário... tudo à mão | 21 - O trocador está encaixado na cómoda, mas sairá quando já não for preciso. Dá muito jeito um cesto (Leroy Merlin) para a roupa suja, que deverá ser lavada à parte | 22 - Em vez da tradicional cesta, esta caixa da Área é muito prática para ter tudo arrumado e próximo do trocador

23 - Candeeiro pequeno que poderá servir como luz de presença (Leroy Merlin) | 24 - Candeeiro do tecto (Leroy Merlin) | 25 e 26 - Por enquanto, a nossa princes ainda dorme no nosso quarto, na caminha que foi do Kiko

27 a 32 - Algumas imagens do making-off...
O quarto ainda é bastante espaçoso, mas creio que para o ano já deverá estar cheio de brinquedos, desarrumações e afins… e a ideia é mesmo essa: dar-lhe muito espaço para brincar!

Não que seja uma expert, mas posso deixar aquelas que foram as principais dicas que algumas pessoas me deram e que resultaram connosco.
Quando se pensa em montar um quarto de bebé há muito por onde perder a cabeça e gastar muito dinheiro. A variedade é imensa e os preços, nalgumas coisas, são desmesurados, face à funcionalidade e durabilidade que prestam. É muito importante deixar a emoção de ser pais de lado, definir um orçamento e comprar aquilo que é fundamental. Para não afectar o orçamento familiar, nós começámos por comprar peças de mobiliário ainda quando eu estava grávida de 5 meses… e foi uma ajuda fantástica pedir algumas coisas aos familiares, que não sabem o que dar pelo nascimento, e podem oferecer coisas úteis. Podemos sempre fazer uma loucura consumista, mas só depois de já termos tudo o que é essencial. Outro factor a ter em conta é investir em coisas unissexo, que dêem para mais do que o/a filho/a actual. Esta regra deve ser aplicada com mais afinco quanto maior for o valor e durabilidade da compra, como por exemplo, no mobiliário.
Também é muito bom pedir emprestado (e emprestar) algumas coisas que só são úteis por um período de tempo curto e que podem ser aproveitadas por vários bebés. Nós tivemos imensa sorte!
O nosso investimento no quarto da Carolina rondou a quantia de 1.270 Euros.
 
Apesar da demora, espero que o post tenha valido a pena e não tenha defraudado as expectativas.
Até breve.

••••••••••
Comentar no Blog: basta escrever o comentário e na caixa “Comentar como:”
escolher “Nome/URL”, assinando o nome e deixando o campo URL em branco.

3 comentários: