segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Lato sensu [3]



Começamos a semana com um assunto mais sério e uma reflexão sobre a maternidade.
Um dos blogues a que dedico tempo de leitura é o Mum's the boss. Não é um diário de bordo “de esquina” como o nosso. É um espaço de partilha de uma mãe – Magda – que se interessa (à séria) e escreve nas áreas da Educação e Parentalidade Positiva, da Pedagogia, da Ciência da Felicidade e da Psicologia Positiva.
Na apresentação escreve: “Não há pais perfeitos, nem há filhos perfeitos. Mas há a possibilidade de criar uma vinculação mais positiva, mais forte e melhor. A cada dia.” E é tão verdade! E é tão bom alguém nos dizer que nesta missão de pais não se espera que sejamos perfeitos, mas que sejamos melhores.
Partilho convosco um dos meus textos predilectos: "Como ser uma boa mãe - tudo aquilo que eu sei em 10 pontos fundamentais".
  1. Sê feliz tu! Primeiro estás tu! Não é egoísmo! Mas se tu estás bem e em equilíbrio, consegues dar mais de ti.
  2. Dorme! Alimenta-te bem. Faz algum tipo de exercício ou tem um passatempo (ler, ouvir música, etc).
  3. Tem tempo para ti, sozinha. É contigo que vais passar o resto da tua vida. É importante que te dês bem contigo.
  4. Tem tempo para o teu casamento/relação amorosa – daqui a 18 anos, quando o teu filho for fazer a vida dele, não queiras  ficar a olhar para o pai dele e a pensar ‘quem é este gajo?’ Namorem! Faz bem e é bom!
  5. Muitas vezes aquele comportamento do teu filho é uma fase. E as fases passam. Aceita aquele conselho que todos te dizem ‘Aproveita! Passa rápido! Quando deres por ela, já saíram de casa!’ É difícil mas lembra-te que o tempo não volta para trás.
  6. Se é justo e necessário o que vais fazer/pedir então sê firme! Os miúdos precisam dessa firmeza.
  7. Ama incondicionalmente. Amar incondicionalmente é amar inteiramente. Não há lugares a ‘Eu não gosto nada de ti quando fazes isto’. Isso chama-se amor condicional. É o inverso.
  8. Se não estás a aguentar, também tens o direito de dizer ‘Basta! Já não aguento! Eu não permito isto’ É o teu limite. És humana! És gente!
  9. Aprecia a beleza das coisas à tua volta. Já mostraste ao teu filho como uma joaninha é mesmo vermelha? Deixa-te encantar! Imprime no teu corpo, nas tuas memórias e em todos os teus sentidos esses momentos maravilhosos que tu, ele e o teu núcleo duram criam!
  10. Não leves a vida tão a sério. Descomplica! Desencuca! Aprende! Vive! Faz e acontece às coisas! Sorri, dizem que é um bom remédio. No final, morremos todos! Queres gastar tempo com porcarias? Mesmo? 
(ver texto completo neste link)

Digam lá que a existência da Internet não é fantástica? É aqui (e não só) que podemos encontrar pessoas como a Magda e aprender a olhar para dentro, para sermos melhores, a cada dia que passa…

••••••••••
Comentar no Blog: basta escrever o comentário e na caixa “Comentar como:”
escolher “Nome/URL”, assinando o nome e deixando o campo URL em branco.

1 comentário: