quarta-feira, 9 de maio de 2012

Ecografia morfológica (parte I)


Eu bem disse que este seria um espaço para desabafos! Aqui vai o primeiro. Ontem – como podem comprovar pelo post – estava ansiosa pelo dia de hoje. Além de marcar os 5 meses, iria fazer a ecografia morfológica (realizada indicativamente às 22 semanas) e saberíamos se vamos ser pais de um pestinha lindo ou de uma princesa irresistível.
A noite foi curta, com escassas horas de sono e pouco tranquila. Às oito da manhã tínhamos marcado o exame no Centro Ecográfico de Entrecampos, com o Dr. Amadeu Ferreira. O exame foi cancelado, porque o Dr. Amadeu não podia ir hoje ao consultório. Agora que escrevo o post, já arrefeci, mas de manhã estava muito desiludida! Fica, assim, adiado o momento em que veríamos novamente o/a nosso/a feijoquinha, saber que o bebé continua saudável e que está tudo bem. Em breve, teremos novidades.

Aproveito o post para partilhar convosco algumas pesquisas e informações, que fiquei a saber a propósito das 22 semanas e da ecografia morfológica.
A ecografia morfológica deve ser realizada entre as 20 e as 22 semanas de gravidez e tem como principal objectivo a observação e diagnóstico dos diferentes órgãos do feto, a fim de se excluírem eventuais malformações. Este exame permite excluir cerca de 75 a 80% de malformações do feto, devendo ainda ser feita a avaliação dos riscos de ocorrência de parto prematuro e de restrição de crescimento intrauterino e/ou pré-eclâmpsia (complicação hipertensiva da gravidez), através da medição do colo do útero e da avaliação da fluxometria das artérias uterinas, respectivamente. Nesta ecografia desvenda-se ou confirma-se o sexo do feto.
No caso do Centro Ecográfico de Entrecampos, nós já fizemos uma parte deste exame – o ecocardiograma fetal – que foi uma ecografia totalmente dedicada à análise do coração do bebé e dos fluxos do cordão umbilical, para despistar anomalias cardíacas fetais, como por exemplo, cardiopatia congénita.
Quando pesquisei na Internet qual seria o objectivo deste exame, assustei-me um pouco. Nalguns sites divulga-se que nem todas as grávidas precisam de o fazer e que é aconselhável a sua realização quando se suspeita de: diabetes gestacional, doenças do colagénio (lúpus); filho anterior com cardiopatia; suspeita de malformação cardíaca ou outra durante a presente gravidez ou drogas potencialmente teratogénicas. No Centro Ecográfico de Entrecampos, por norma, todas as grávidas fazem. Por isso, sem medos e sem stress. Nem sempre aquilo que encontramos na Internet é a informação que devemos conhecer…


••••••••••
Comentar no Blog: basta escrever o comentário e na caixa “Comentar como:”
escolher “Nome/URL”, assinando o nome e deixando o campo URL em branco.

Sem comentários:

Enviar um comentário