Lembram-se deste registo de Janeiro, aqui?
A Carolina tem quase (e apenas) dois anos, mas sempre nos disseram que as fraldas são para tirar com tempo de Verão, por isso, foi desta. Confesso que houve alturas em que achei cedo demais, mas sempre pensei que com quase 3 anos (no Verão seguinte) também seria tarde.
Começámos muito devagar e sem a pressionar. Na sala do Colégio da Carolina haviam alguns meninos e meninas a tirar por isso teríamos também a ajuda na escola e foi, de facto, uma ajuda inacreditável.
Pouco a pouco, fomos tornando um hábito sentar na sanita, mesmo que não fizesse nada e ficando com fralda. Passou a usar cuecas por cima da fralda para se ir habituando e entender a rotina de ter que puxar a roupa para baixo e distrair-se com os bonecos das cuecas.
De semana para semana notávamos diferenças: ela já pedia para ir à sanita, as fraldas começaram a aparecer secas, sempre que tirávamos as fraldas os acidentes eram quase inexistentes e, quer ela quer nós, fomos ganhando confiança e orgulho em alcançar este objectivo.
Então, desde o fim de Junho que a Carolina já anda sem fralda durante o dia. Arrisco dizer que foi de uma forma natural, porque a meu ver foi um processo rápido e simples, sem grandes preocupações ou complicações.
Durante o sono da tarde, ainda colocamos fralda, mas nas vezes em que nos esquecemos não aconteceram acidentes. Durante o sono da noite, fica com fralda e tem noites ainda inconstantes: ora acorda com a fralda seca, ora acorda com tanto xixi que nem a fralda aguenta e sobra para o pijama e lençóis da cama.
Estamos conscientes de que o desafio ainda não terminou pois ainda falta a fase noturna. E sabemos também que é um caminho em que podem existir regressões. Estamos preparados. Mas, mais do que isso, somos hoje uns papás muito orgulhosos da nossa "crescida".
Sem comentários:
Enviar um comentário