Há muito que tinha chegado a altura de comprar uma nova cadeira automóvel para transportarmos a pequena Carolina. E foi este fim-de-semana que conseguimos concretizar.
Partilhamos convosco algumas informações úteis que fomos recolhendo, assim como algumas opiniões, nas quais baseámos as nossas escolhas e exclusões. Só daqui a uns tempos poderemos dizer-vos se foi uma aposta ganha.
Até então a Carolina andou sempre no ovo (do trio Chicco Living) que encaixava na base AutoFix (também ela incluída no trio). Foi sempre uma solução prática, de fácil manuseamento e ela nunca estranhou andar no sentido contrário ao da marcha. De há uns meses para cá, o ovo passou a não ser o transporte ideal: a Carolina já se senta “à chinês”, bem encolhidinha, pois o tamanho já passou um bocadinho da conta e colocá-la e tirá-la do ovo passou a ser um desafio, porque a asa do ovo deixou de mexer. Será simples de arranjar, mas enquanto não tivéssemos uma cadeira auto, não podíamos deixar o ovo na loja.
Começámos então o nosso estudo intensivo das melhores soluções… e os pontos a ter em conta, e que devem ser todos combinados para uma melhor decisão, resumem-se:
- Orçamento: Não tínhamos um orçamento reduzido, porque decidimos comprar apenas uma cadeira e não duas, pois não precisamos. Contudo, não queríamos gastar mais de 300 ou 400 Euros.
- Cadeira instalada a favor da marcha ou contra o sentido da marcha: inicialmente eu estava irredutível e só queria uma cadeira que fosse instalada no sentido inverso à marcha. Depois ouvimos alguns conselhos de amigos que nos disseram que os filhos deles se cansaram desta posição e que começaram a fazer birras, até virarem a cadeira para a frente. Então, começámos a ponderar que na melhor das hipóteses teria que ser uma cadeira com as duas opções. E após algumas pesquisas questionámos (ainda mais) se seria uma boa opção, porque havia pouca oferta e as opções que existiam custavam cerca de 500 Euros.
- Decidir qual o tipo de cadeira: Grupo0+/1; Grupo 1 ou Grupo 1/2/3: Se quiséssemos cadeiras instaladas para a frente, optaríamos por Grupo 1/2/3 ou Grupo 1. Os preços das cadeiras Grupo 1/2/3 não são muito díspares das do Grupo 1 e duram muito mais tempo. Contudo, a ideia com que ficámos é que crianças mais pequenas ficavam demasiado à solta (força de expressão) porque as cadeiras eram grandes e espaçosas. A Carolina não é uma criança pequena mas tem apenas 17 meses. Assim, estávamos mais inclinados para um cadeira Grupo 1. Caso optássemos por uma cadeira com opção de instalação contra-marcha, teríamos que escolher, obrigatoriamente, uma cadeira do Grupo0+/1.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjSsmN5EI8Y0D2C-M_mBVHGxYQYj4Mf1cZ94QJIuq_tJEgB0PzZ4fd7sEq-wVOXm4QpXW-enLGZlEnGUa2TfAzMPm0YqAz84je1IFBq-a5wdO3ct3eMA3lTDFE72ClmtEocUjxf1Er2bxw/s1600/cadgrupo.jpg) |
Fonte: www.babyonboard.pt |
-
Objetivo da cadeira: a compra tem que ser pensada segundo a necessidade do bem. A cadeira deve ser diferente consoante seja para viagens mais longas e frequentes ou para circuitos curtos, breves e ocasionais. No nosso caso, como só queríamos comprar uma cadeira, fizemo-lo a pensar em viagens longas e frequentes.
- Vantagens e desvantagens das características das cadeiras (pontos de segurança, peso, estabilidade após instalação, conforto, …): quantos mais pontos de segurança, melhor. Já existem cadeiras com 3 pontos (um deles no chão do carro) e as que vimos são caras. Em termos de segurança, ficámos com a ideia que uma cadeira com ISOFIX é mais segura e estável do que sem ISOFIX. Se tiverem ISOFIX são mais pesadas do que as que não têm. Ganham na estabilidade (também por culpa do peso) e perdemos nós nas (poucas) vezes que tivermos que a transportar e instalar noutro veículo. É importante serem fofas, confortáveis e terem apoios na cabeça, em especial, se for para uma criança que adora dormitar nas viagens.
Conjugando tudo isto, depois de muito tempo de pesquisa, visitas a lojas e análise de preços, a nossa escolha foi: Milofix da BebeConfort.
Da nossa perspectiva, os pontos fortes da cadeira são:
- Grupo 0+/1 (pode ser utilizada até aos 18 Kgs, cerca dos 4 anos)
- Instalação Isofix e ainda um segundo ponto de segurança, que prende a cadeira ao chão do porta-bagagens.
- Pode instalar-se no sentido inverso à marcha ou de frente, consoante a idade e peso da criança e/ou vontade dos pais.
- É espaçosa, mesmo quando instalada contra-marcha e a base da cadeira fica totalmente no assento do automóvel.
- O preço estava dentro dos limites do nosso orçamento.
A nossa Carolina adora a cadeira, não estranhou a mudança do ovo para a nova cadeira e continua a ter viagens felizes e seguras!
••••••••••
Comentar no Blog: basta escrever o comentário e na caixa “Comentar como:”
escolher “Nome/URL”, assinando o nome e deixando o campo URL em branco.