quinta-feira, 27 de junho de 2013

Como ela cresce... 8m vs. 10m


••••••••••
Comentar no Blog: basta escrever o comentário e na caixa “Comentar como:”
escolher “Nome/URL”, assinando o nome e deixando o campo URL em branco.

Parabéns: dez meses!

Chegámos ao décimo mês. Já não é bebé pequenina, mas também ainda não é uma bebé crescida de um ano… mas já falta tão pouco.
Continua a surpreender-nos e notam-se muitas diferenças face ao 8º mês.
  • Actualmente pesa cerca de 9,180 Kg e mede cerca de 73 cm. No peso e altura permanece no percentil 50.
  • Continua a ser uma bebé com refegos, bochechas e cheia de sorrisos e boa-disposição.
  • Está cada vez mais social. Gosta muito do colo da mamã e do papá, mas já não estranha ir ao colo de outras pessoas.
  • A alimentação da Carolina é a menor das nossas preocupações. Ela tem sempre apetite, gosta de comer tudo, pede para experimentar tudo… só não come mais coisas porque não pode. Já come segundo prato e gosta muito de arroz, massinhas e batatinhas… com carne ou com peixe… e se tiver um bocadinho de azeite ainda melhor!
  • Felizmente, continua com um metabolismo fantástico e que não carece preocupações.
  • Ainda tem apenas um dente… que perdido naquela boca, faz o mais delicioso dos sorrisos.
  • Gosta de brincar com formas, com brinquedos que façam sons, livros e entretém-se bem sozinha. No entanto, também já começa a revelar a sua personalidade e quando quer companhia, ralha com quem tiver que ser para ter atenção.
  • É faladora e brincalhona e gosta muito de espalhar o charme quando está a brincar com alguém. Já começa a fazer algumas gracinhas que faz as delícias dos pais.
  • Adora música e gosta muito que cantem para ela.
  • Já começa a arrastar-se e aguenta-se um bocadinho em pé agarrada a qualquer coisa. Mas apesar de já termos percebido que sabe como se faz e que consegue, prefere colinho e não ter que se cansar muito! Por enquanto, nós deixamos, minha (pastelona) querida!
A boa-disposição reina neste pedacinho de gente e não podia deixar de ser também visível quando brincamos às vedetas: ela a estrela e os papás os paparazos! Gostamos de tanto de ti!



••••••••••
Comentar no Blog: basta escrever o comentário e na caixa “Comentar como:”
escolher “Nome/URL”, assinando o nome e deixando o campo URL em branco.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Actualizações do diário

O tempo não estica e há alturas em que é menos fácil gerir os afazeres, as obrigações, o direito ao descanso e até à preguiça…
O último registo foi já há mais de um mês. Um tempo de pausa, importante para descansar, para aproveitar as coisas com calma, para resolver isto e aquilo, e depois mais isto... Apesar de todos os dias me lembrar que era giro registar isto ou aquilo no diário, foi sempre uma tarefa deixada para o fim da lista de prioridades. E por isso não foi (só) a falta de tempo que me impediu de escrever. Foi sim, a falta de vontade, a desmotivação, a vontade de ficar quieta… acho que fez-me bem, mas confesso que ainda não estou totalmente restabelecida!
Ainda não estou cheia de energia, mas aos poucos quero voltar a escrever e a dedicar-me a este meu cantinho.
O último registo foi no dia 15 de Maio e o Marido-Pai-João só regressou na manhã de Sábado, dia 18.
As saudades eram tantas e a vontade de estar com ele era tão grande, que nada melhor do que umas surpresas para adoçar o regresso.
Uma das coisas que eu e o João gostávamos de fazer de vez em quando era aproveitar para conhecer um bom hotel e tomar um pequeno-almoço que sabe a luxo, que sabe a mimos… a que todos temos direito. Desde que a Carolina nasceu isso nunca tinha acontecido e havia sempre várias justificações (ou desculpas): ou porque este mês o orçamento não está tão folgado, ou porque não calha bem na agenda, ou porque ela é tão pequenina e não é fácil… ou porque… ou porque…
E um dia os “porques” vão para o espaço e dia 18 foi o dia… vejam o resumo no post “Luxos a três #1”

Os dias lá foram passando e houve de tudo: dias muito felizes, dias com imenso trabalho, dias com muita paciência, dias de neura… Eu até diria que tive direito a uns dias de ressaca: estava tão habituada e cansada de fazer tudo sozinha, que depois de o João chegar nem sabia como reagir e estava um bocado rabugenta. Houve alturas em que nem eu me suportava a mim mesma. Mas depois passa! Valha-nos a paciência e carinho do super Marido-Pai-João.

Maio não seria completo se não tivéssemos feito uma visitinha ao Hospital da Luz. A pequena Carolina estava adoentada, com febre, e lá fomos nós às Urgências ver o que se passava, dado que a pediatra estava de férias.
Sem grandes certezas do que seria, mas com os ouvidos um bocado inflamados, a caminhar para otite, o pediatra optou por lhe passar antibiótico.
Com uns dias de molho e mimos, lá melhorou e parecia estar em forma.
Eu não sou assim...! Partilhei porque achei piada! Ah ah!

O mês de Maio terminou ainda com a difícil - mas necessária - decisão em abandonar a escrita da tese. Estava a ser um fardo demasiado robusto. Foi muito difícil arranjar formas de me disciplinar e de me dedicar a um projecto desta dimensão, ao mesmo tempo que me dedico por inteiro ao projecto mais importante da minha vida: a minha família. E já estava a ser tão penoso que era necessário pôr um ponto final. Assim se aprende: não se pode ter tudo, apesar de não estar arrependida em ter tentado.

Junho chegou em força e com uma Carolina a recuperar. Começou com um dia especial: o primeiro Dia da Criança da Carolina. Não foi um dia muito diferente dos habituais Sábados, porque ela ainda não tem idade para aproveitar as imensas actividades que aconteceram pela cidade fora. No entanto, não deixámos de nos lembrar e de lhe dar um presentinho: um telemóvel de brincar, que não substitui nenhum outro verdadeiro, pelo que o objectivo não foi alcançado. De resto, tudo igual aos Sábados bons: acordar devagarinho e rumar ao Sol, que normalmente encontramos pelas Docas: ou para comer um belo peixe grelhado no ‘5 Oceanos’ ou uma bela picanha na ‘Mercearia Vencedora’. Desta vez ficámo-nos pela última opção e desfrutámos do bom tempo. A Carolina portou-se, como já é habitual: lindamente!

E depois desse fim-de-semana, lá começou mais uma semana, que seria mais curta pois estaríamos de férias a começar na Quinta, dia 6.
Foi menos curta do que queríamos e menos fácil do que esperávamos. Eis que chegou uma inconveniente virose que deitou abaixo a nossa pequenita. Sem aviso prévio e sem convite, chegaram aqueles sintomas que podem ser tudo e não são nada: vómitos, diarreia, moleza, rabugice, falta de apetite… e lá ficou ela de molho… e a mãe de coração apertado sem saber muito bem o que fazer… o que realmente me afligiu foi ver a Carolina a vomitar desalmadamente. É uma cena inesperadamente aflitiva!
Para variar, são sempre as primeiras vezes que custam mais e entretanto ganhamos aquela força e coragem, aquele instinto de que sabemos o que devemos fazer…
Se os nossos filhos fossem um software, eu diria que a opção “Doenças” deveria ser um upgrade à parte… e eu bem que o dispensava!
Resta-nos a esperança de que eles tenham todas as maleitas, para ganharem defesas, e ser sempre a melhorar! A melhorar… please!

Bom, mas como diriam os antigos “não há mal que sempre dure, nem bem que nunca acabe” (já não é a primeira vez que faço um registo com este provérbio, ora vejam aqui).

Na Sexta ficámos mesmo de férias e aproveitámos para marcar o nosso destino e orientarmos as coisas para zarpar o mais depressa possível. As previsões meteorológicas não eram boas, mas nós precisávamos mesmo era de respirar outro ar, ver outras pessoas, descansar numa cama diferente e… ter férias…!! O registo das férias está aqui: “As primeiras férias no Algarve”.

E que bem que souberam as férias e o regresso a casa foi alucinantemente preenchido.
Na Sexta aproveitámos para matar saudades dos nossos compadres e do afilhado Francisco.
No Sábado foi dia do aniversário do João e Domingo foi dia de Festa! Para ler tudo, basta ir até ao post “Aniversário do João”.
O fim-de-semana terminou tarde e a semana começou cedo, e bem cedo. O João saiu de casa ainda não eram 6 da manhã, rumo ao aeroporto, para viajar em trabalho até Madrid. Mais uma semana sem o nosso João. Oh God! Aguenta Ritinha!

Na passada Quinta-feira ainda tive direito a uns mimos daqueles bons com as minhas duas queridas amigas Cris e Ticha. A Carolina divertiu-se imenso e o crepe com gelado na Artisani finalizou um dia que já valeu a pena por esta amizade! Gosto tanto de vocês!

De regresso, o papá meio adoentado, meio cansado, lá fez os possíveis para nos compensar, mas dois dias passam tão a voar!
No Sábado passámos o dia todo em Sesimbra, a celebrar o aniversário do tio Duarte… entre sardinhas e sol, entre família e jogatana, o Sábado foi um dia extraordinário. Já eram quase onze da noite quando saímos da festa e a Carolina não demorou nem dois minutos a adormecer. Estava exausta! E nós também! Mas felizes! (imagens a colocar em breve)
O Domingo começou tarde e bem devagarinho para retemperar as energias da rambóia do dia anterior, mas acabou numa delícia: em Monsanto, com umas sardinhas e febrinhas grelhadas, e com “malta fixe”. Foi um convívio dos bons! (imagens a colocar em breve)
Hoje, cá estamos... novamente sozinhas e com o papá por terras de nuestros hermanos... Aguenta Ritinha!

Para acabar, hoje farei uma coisa que não é costume, mas não resisto, porque acho que este é também um espaço onde se pode partilhar e demonstrar amizade!
À MIF, um beijinho grande por nos acompanhares e por me motivares a escrever! Caso para dizer, quando for grande quero ser como tu e ter um blog tão lindo como o teu! :) Desejosa de ver o teu João! Está quase!!
Aos padrinhos da nossa princesa, um beijinho grande com muita amizade, pois estaremos sempre por aqui, com muita amizade e com tudo o que pudermos para vos apoiar! Gostamos tanto de vocês!

Só para que conste... a nossa Carolina está enorme e sorridente como sempre!


Ainda tenho muitas coisas para publicar para complementar este registo, mas prometo que está para breve.
Espero que gostem das nossas novidades. E que tenham sentido a nossa falta… seria bom sinal! Será que está mesmo alguém desse lado?
••••••••••
Comentar no Blog: basta escrever o comentário e na caixa “Comentar como:”
escolher “Nome/URL”, assinando o nome e deixando o campo URL em branco.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Festa de fim de ano na Creche

Hoje foi a festa de fim de ano na Creche. Foi a primeira vez que me apercebi que a Carolina está crescida, está a aprender coisas novas e que vai sempre surpreender-nos.
O tema da festa era "Festa na Quinta" e houve um desfile de insectos, animais, frutas, legumes e flores, com muita boa-disposição e música. Fiquei tão feliz quando vi a minha flor!!

••••••••••
Comentar no Blog: basta escrever o comentário e na caixa “Comentar como:”
escolher “Nome/URL”, assinando o nome e deixando o campo URL em branco.

sábado, 15 de junho de 2013

Aniversário do João

O nosso “rei” fez anos e foi um fim-de-semana de celebração. No Sábado fomos almoçar os três ao Darwin’s Café, na Fundação Champalimaud. Foi divertido, a comida estava maravilhosa e a Carolina portou-se lindamente. Foi a primeira vez que estivemos neste espaço, mas certamente que regressaremos, pois gostámos imenso.
No Domingo foi dia de celebração em família, com direito aos petiscos que ele mais gosta, muitos mimos e prendinhas boas.
O dom da vida deve ser sempre celebrado! E o que nós mais queremos na vida é o nosso “rei” feliz!!


••••••••••
Comentar no Blog: basta escrever o comentário e na caixa “Comentar como:”
escolher “Nome/URL”, assinando o nome e deixando o campo URL em branco.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

As primeiras férias no Algarve

Como já é habitual a única coisa que tratamos a tempo e horas é marcar os dias de férias. Nem que seja porque a entidade patronal assim o obriga. Mas depois só decidimos o que vamos fazer realmente na véspera. Apesar desta vez não ter sido diferente, a escolha foi bem-sucedida e por isso não há nada a lamentar.
Já tínhamos falado em ir para o Algarve, apesar das perspectivas meteorológicas não serem nada favoráveis para férias de piscina e praia. Mas nós arriscámos. E não é que apanhámos uma semana com um tempo bem catita?!
Estas foram as primeiras férias com a Carolina e a palavra F-É-R-I-A-S ganha um novo sentido e um conceito diferente do que conhecíamos até então. Não é o descanso a que estávamos (mal) habituados. Mas foi muito bom mimar a nossa princesa e descontrair em família.
O destino foi a Praia de Porto de Mós (Lagos) e ficámos alojados no Belmar Spa & Beach Resort, bem perto da praia.
O quarto – um estúdio no rés-do-chão com mesa e cadeiras num pequeno terraço com vista para as piscinas – era bom, espaçoso, tinha kitchenette e mesa para refeições. A opção de ter uma pequena cozinha revela-se sempre uma enorme vantagem: pudemos poupar algum dinheiro e tempo ao fazer as nossas refeições, assim como preparar todas as refeições da Carolina, sem stress nem complicações.
Algumas fotografias das nossas acomodações:

Este período de férias foi bom para descansar um pouco e poder brincar com a Carolina: na piscina, na praia, em cima da cama… O João não esteve a 100%, pois esteve um pouco adoentado e não conseguiu desligar-se, por completo, do trabalho. Mas o mais importante é estarmos juntos.
A mala da Carolina já não é pequena, mas faz-se bem. O que deu muito jeito foi a cama de viagem (pouco espaçosa quando arrumada e suficientemente grande para ela dormir: uma prenda da “malta fixe”) e a banheira insuflável, que ocupa pouco mais que o tamanho de uma camisola quando vazia e suficientemente prática para a Carolina tomar as suas banhocas: um presente da prima Bela e companhia.
A Carolina adorou a piscina interior. Quando entra na água estranha a temperatura, mas depois é dar-lhe “asas” que ela faz a festa, lança os foguetes e apanha as canas.
A água da piscina exterior recusou por ser demasiado fria. Temos princesa! Mas deixou os papás apanharem uns banhos de sol: ora entretida a brincar num tapete com brinquedos, ora a fazer uma bela sesta – sempre à sombra.
A ida à praia – de passeio porque o tempo não estava fantástico – também foi divertida, porque a Carolina mal tocava na areia, encolhia-se de susto e fazia beicinho. Não ficou fã, mas estamos esperançosos que estranhe as primeiras vezes, mas que depois se habitue. Se assim não for, teremos 15 dias (de praia) complicados no Algarve, no próximo mês de Agosto.
Arrematamos este registo com algumas imagens de uns dias bem passados:

••••••••••
Comentar no Blog: basta escrever o comentário e na caixa “Comentar como:”
escolher “Nome/URL”, assinando o nome e deixando o campo URL em branco.